Como gerar o relatório de curva ABC
O relatório de curva ABC é uma ferramenta de análise de dados que classifica os itens em três grupos, de acordo com o seu valor relativo. Esses grupos são:
- Grupo A: itens que representam a maior parte do valor total da empresa.
- Grupo B: itens que representam uma parte intermediária do valor total da empresa.
- Grupo C: itens que representam a menor parte do valor total da empresa.
O relatório de curva ABC é uma ferramenta valiosa para a gestão de estoques, pois permite que o seu negócio concentre seus esforços nos itens mais importantes. Por exemplo, sua empresa pode decidir priorizar a reposição de itens do grupo A, pois eles representam a maior parte do seu valor total.
O relatório de curva ABC pode ser usado para analisar uma variedade de dados, incluindo:
- Vendas: O relatório de curva ABC pode ser usado para identificar os produtos que geram mais receita para a empresa.
- Estoque: O relatório de curva ABC pode ser usado para identificar os produtos que representam a maior parte do estoque da empresa.
O relatório de curva ABC é uma ferramenta versátil que pode ser usada para tomar uma variedade de decisões de negócios.
Para gerar o relatório de curva ABC
- Acesse o menu “Relatórios” e selecione “Estoque”.
- Em seguida, selecione “Relatório de curva ABC”.
Informe o período que desejado e clique em Ok para gerar o relatório.
Informações incluídas
O relatório de desempenho de produtos pode incluir as seguintes informações:
- Código: O código de barras EAN13 do produto, conforme registrado no sistema.
- Descrição: A desrição do produto
- Tamanho: A numeração do produto.
- Qtd.Vd: A quantidade vendida do produto no período.
- Preço: O preço de venda do produto.
- Subtotal: O valor total vendido do produto no período.
- %: O percentual que representa o total vendido do produto no período em relação ao total vendido de todos os produtos no período.
- Tipo: O tipo do produto A, B ou C.
A ordenação do relatório de curva ABC é feita pela receita gerada (subtotal). Isso ocorre porque a receita é o valor monetário que o produto gera para a empresa. A quantidade vendida é importante, mas não é tão importante quanto a receita gerada.
Por exemplo, um produto que é vendido em grande quantidade, mas tem um preço baixo, pode gerar menos receita do que um produto que é vendido em menor quantidade, mas tem um preço alto.
A ordenação pela receita gerada permite que a empresa concentre seus esforços nos produtos que geram mais receita. Esses produtos são os mais importantes para a empresa, pois são os que contribuem mais para o seu lucro.
Para imprimir o relatório:
- Clique no ícone da impressora.
Para exportar o relatório:
- Clique no ícone do disquete.
- Selecione o formato desejado.
- Clique em Salvar.
Para navegar pelo relatório:
- Para avançar para a próxima página, clique na seta para direita.
- Para voltar uma página, clique na seta para esquerda.
- Para ir para a última página, clique duas vezes na seta para direita.
- Para ir para a primeira página, clique duas vezes na seta para esquerda.
Para dar zoom
- Para aumentar o zoom clique na lupa com o sinal de +
- Para diminuir o zoom clique na lupa com o sinal de –
Observação:
Em todos os relatórios do sistema, a última página apresenta os totais dos valores.
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