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Cadastro de nota de compra avulsa

A tela de cadastro de compras permite visualizar todas as notas de compras cadastradas, incluindo as importadas via XML. Nessa tela, é possível cadastrar uma nova nota, excluir uma nota, importar uma nota de compra via XML ou realizar o pagamento de uma compra.

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O cadastramento da nota é opcional

Se você não deseja cadastrar a nota de compra, pode apenas cadastrar o produto e dar entrada na quantidade em estoque manualmente. Para isso, siga estas etapas:

  1. Cadastre o produto no sistema.
  2. Dê entrada na quantidade em estoque manualmente, por meio de uma das opções de entrada manual na gestão de estoque.

Atenção: Para evitar duplicar as quantidades em estoque de um produto, dê entrada das quantidades apenas de uma forma.

Como incluir uma nota de compra avulsa

Para incluir uma nota de compra avulsa, siga estas etapas:

1. Acesse o menu Estoque > Compras > Cadastro de compras.

2. Clique no botão Novo para criar uma nova nota de compra.

3. Na tela de inclusão de compras, digite as seguintes informações:

      • Número da nota
      • Fornecedor
      • Data da compra
      • Data do recebimento
      • Valor total da nota
      • Valor ICMS (opcional)
      • Frete e outras despesas (opcional)

4. Inclua os itens da nota, um a um.

      • Clique no campo Código de barras ou descrição.
      • Se desejar localizar o produto pelo nome, pressione qualquer tecla com uma letra e o sistema abrirá a localização do produto.
      • Digite o nome do produto para localizar.
      • A pesquisa é inteligente, então você pode pesquisar por uma parte do nome do produto.
      • Ao localizar o produto, clique nele.
      • Digite o preço de custo, venda, a quantidade e o valor do ICMS.
      • Após digitar um valor, pressione a tecla [TAB] para dar entrada.
      • Após digitar o ICMS e pressionar [TAB], o sistema incluirá o item e ele aparecerá na lista de produtos da nota.
      • Repita o processo para todos os itens da nota.

5. A opção Incluir quantidades no estoque vem marcada por padrão.

    • Se você desmarcar essa opção, o sistema irá ignorar as quantidades e não somará as quantidades ao estoque.
    • Isso pode ser útil se você já tiver lançado as quantidades manualmente no estoque antes e deseja apenas cadastrar a nota de compra.

Atenção

  • Antes de cadastrar uma nota de compra, os produtos e o fornecedor dessa nota devem estar previamente cadastrados.
  • Tenha atenção com as quantidades em estoque do produto.
    • Se você digitar a quantidade do produto no cadastro e em seguida, cadastrar a nota com a opção “incluir quantidades no estoque”, as quantidades ficarão dobradas.
    • Para evitar isso, cadastre os produtos sem informar as quantidades e informe as quantidades no cadastro da nota.

Opcional

  • O cadastro da nota de compra é opcional.
  • Se você for importar o arquivo XML, não é necessário fazer o cadastro da nota de compra.
  • Mesmo que você não vá fazer a importação do arquivo XML, você pode apenas cadastrar o produto e dar entrada das quantidades pelo cadastro ou uma das opções de estoque (estoque, entrada e saída avulsa e entrada e saída em lote).
Tela de login do programa para loja

Pagamento de compra

Tela de cadastro de usuários

O pagamento de compra é uma operação que permite quitar uma nota de compra.

Para pagar uma nota de compra, siga estas etapas:

  1. Acesse o menu Estoque > Compras > Cadastro de compras.
  2. Clique no número da nota de compra que deseja pagar.
  3. Na parte inferior da tela, clique no botão Pagamento.

Na tela de pagamento, você terá duas opções:

  • Dinheiro: Essa opção permite pagar a nota de compra com dinheiro. Se você selecionar essa opção, o sistema verificará se há saldo suficiente em dinheiro no caixa.
  • Duplicatas: Essa opção permite cadastrar as duplicatas a pagar da nota de compra. Se você selecionar essa opção, o sistema lançará as duplicatas no contas a pagar.

Pagamento em dinheiro

Se você selecionar a opção Dinheiro, siga estas etapas:

  1. Digite o valor do pagamento.
  2. Clique no botão Confirmar.

O sistema verificará se há saldo suficiente em dinheiro no caixa. Se houver saldo suficiente, o sistema registrará o pagamento e atualizará o status da nota de compra para Pago.

Cadastro de duplicatas

Se você selecionar a opção Duplicatas, siga estas etapas:

  1. Clique no botão Incluir duplicata.
  2. Na coluna Duplicata, digite o número da duplicata.
  3. Na coluna Valor, digite o valor da duplicata.
  4. Na coluna Vencimento, digite a data de vencimento da duplicata.
  5. Clique no botão Confirmar.

O sistema registrará a duplicata no contas a pagar.

Observações

  • Se você importar um arquivo XML de nota de compra, as duplicatas serão cadastradas automaticamente no contas a pagar. Portanto, não é necessário usar a opção Pagamento para cadastrar as duplicatas.
  • Para efetivamente quitar as duplicatas, você deve acessar o contas a pagar e quitar a duplicata.

Como excluir uma nota de compra

    Para excluir uma nota de compra, siga estas etapas:

    1. Acesse o menu Estoque > Compras > Cadastro de compras.
    2. Selecione a nota de compra que deseja excluir.
    3. Na parte inferior da tela, clique no botão Excluir.

    O sistema irá solicitar a confirmação da exclusão. Se você confirmar, a nota será excluída.

    Atenção

    Ao excluir uma nota de compra, as seguintes ações serão realizadas:

    • As quantidades de cada item da nota serão retiradas do estoque.
    • As duplicatas cadastradas serão excluídas.
    • Qualquer pagamento realizado na nota será cancelado.
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